Para começar, chamo a atenção para essa doença o câncer de boca, uma vez que mata inicialmente de forma por muitas das vezes de forma silenciosa, e é bom que se dica sem cerimônia, o câncer de boa mata.
Assim merece toda a nossa atenção, começando de forma simples, o autoexame na região bucal, infelizmente em muitos casos as pessoas são displicentes e quando descobrem a doença está em estágio bem avançado.
CÂNCER DE BOCA, FATORES DA DOENÇA
Os primeiros sinais que sinalizam ou indicam o surgimento dessa doença, posso citar:
O mau e fatal hábito de fumar e ingerir álcool.
Combinação desastrosa o fumo e álcool, combinados com outros fatores de ordem de genética podem potencialmente desenvolver essa doença.
CÂNCER DE BOCA, SURGE COMO?
Essa doença é em muitos dos casos silenciosa suje de maneira geral, como uma pequena inflamação ou irritação, inicialmente indolor, mas depois se não diagnosticado a tempo pode ser fatal.
O câncer bucal pode surgir levemente, por exemplo, com uma mudança de cor na região, de forma avermelhada e pálida ou em alguns casos escurecimento na região bucal.
Pode surgir também algumas bolhas, caroços dentre outros sinais, que merecem todo o cuidado com o aparecimento de qualquer um deles.
o detectar?
A maneira mais eficaz de detectar o câncer de boca é o autoexame.
Observe qualquer anomalia, por mais insignificante que pareça ser, seja prudente, é fundamental um profissional de odontologia.
Só ele saberá detectar e te orientar da melhor maneira, se for preciso algum exame localizado ou uma biópsia, coisa do tipo.
E como evitar?
Faça sempre uma boa alimentação, evite sempre alimentos gordurosos e rico em sódio.
Não fume, mas se for fumante deixe de fumar urgente!
Sempre que puder, evite muita exposição ao sol, use sempre subterfúgio para se proteger como, protetor solar e chapéus.
Não beba, mas se ainda assim estiver fazendo uso de bebidas, deixe!
Faça sempre de maneira correta o autoexame, para isso, um bom dentista poderá sem dúvida te orientar.
Tem cura o câncer de boca?
Diagnosticado a tempo precocemente de forma eficiente e com bastante prudência certamente tem cura sim, felizmente o câncer de boca tem cura, mas é preciso muito cuidado.
Hoje em nosso país, infelizmente boa parte dos casos são diagnosticados em estágio bem avançado.
A recomendação é, sempre que perceber alguma anomalia ou sintoma procurar o mais breve possível um profissional de odontologia, agindo assim, haverá grande chance de reverter a situação.